“Americanização”
O jovem brasileiro é realmente brasileiro? Olhemos suas camisetas, suas musicas, seu linguajar, suas preferências cinemáticas e literárias. O Brasil é representado nelas?
O Brasil é a casa de muitas culturas, mas também somos invadidos por tantos modos que o jovem brasileiro acaba perdendo sua personalidade e sua identidade nacional.
Os Estados Unidos da América realizam no Brasil uma propaganda maciça de seus produtos e manias. Praticamente somos como um ‘out door’, (nem sei se é assim que escreve, mas não sou obrigado a saber) ambulante dos produtos americanos.
É preciso gritar independência da nossa cultura, da nossa língua, do nosso jeitinho brasileiro de ser. Não precisamos pedir ao moco da praça um ‘hot dog’, podemos dizer abertamente: “eu quero um cachorro quente”, ou até mesmo: “me vê ai um pão com salsicha e molho”.
Ou o Brasil e o jovem brasileiro mostra a sua cara autenticamente nacional ou vamos continuar a importar quase tudo nesse processo desenfreado de americanização.
Agnaldo Pedro de Souza
Totus Tuus Maria
29.09.2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Envie-me suas críticas construtivas e sujestões, não perca tempo enviando-me ofensas, pois elas não poderão me atingir. Obrigado!